A portabilidade do vale-refeição já está funcionando? 💳

JH
Escrito por João Henrique
Atualizado 6 meses atrás

O que é a portabilidade dos benefícios PAT?

O Decreto 11.678/2023, assinado e publicado em 31 de agosto, esclarece alguns pontos introduzindo uma regulamentação sobre portabilidade.

Isso significa que é garantida aos trabalhadores a possibilidade de escolher em qual cartão receberão os benefícios destinados à alimentação e refeição – assim como acontece com a portabilidade salarial, em que o funcionário pode escolher o banco que melhor atende às suas necessidades.

No entanto, apesar da portabilidade agora ser lei, ela ainda não foi colocada em prática! O Ministério do Trabalho ainda precisa se manifestar e fornecer direcionamentos para que as empresas possam colocá-la em prática.

Ou seja, a portabilidade ainda não está em vigor para pessoas físicas. Logo as empresas e funcionários precisam esperar o posicionamento do Ministério.

Apesar disso, você pode entrar em contato com o nosso time de vendas e nos indicar o RH responsável por benefícios da sua empresa para entrarmos em contato e apresentarmos nosso cartão Multibenefícios! 😎

Vem ser Ecx Pay! Vamos revolucionar seus benefícios! 🚀

WhatsApp do time de vendas: (31) 3311-1727

O que muda com o Decreto?

O Decreto publicado pelo governo efetiva, imediatamente, os seguintes pontos:

  • Portabilidade: o contato do funcionário será direto com a empresa do cartão benefício para o qual ele deseja migrar. No entanto, é necessária a regulamentação para que essa migração seja feita de forma segura. Por enquanto, ainda não é possível para as empresas de benefícios operacionalizar a portabilidade. 
  • Transferência do crédito integral: todo o saldo de benefício PAT que o colaborador possui no seu cartão pode ser transferido para o novo cartão de sua preferência. O trabalhador poderá receber o valor integral na nova bandeira e até mesmo cancelar o vínculo com esta a qualquer momento.
  • Proibição do rebate: o rebate já era proibido e este Decreto deixou ainda mais clara e definida a vedação. Desta forma, não podem ser feitos – ou solicitados – pagamentos de notas fiscais, faturas ou boletos pelas empresas facilitadoras, nem subsidiados aplicativos de academia e bem-estar.
  • Proibição do cashback: as empresas que oferecem benefícios PAT não podem oferecer cashback para os consumidores. Isso significa que o consumidor não pode receber de volta, em dinheiro, parte do valor pago ao adquirir produto ou contratar serviço com o seu benefício.

O que é o PAT?

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado em 1976, mas passou por mudanças  para se adequar às demandas atuais. A pandemia estimulou a abertura desse mercado de benefícios, já que muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente e precisaram se adaptar a um novo estilo de vida.

Quais os impactos para o setor?

O Decreto é positivo para o setor, porque traz limitações claras ao rebate e ao cashback, que são práticas de competição que acabam por aumentar os custos para os estabelecimentos e, consequentemente, para os trabalhadores. 

Não há mudanças práticas com relação à portabilidade, pois ainda não existe uma infraestrutura que torne possível a transferência segura de saldos de uma instituição para outra, respeitando os requisitos do Decreto.

Esse artigo foi útil?